A Livraria Mágica de Paris

A livraria mágica de Paris

Na orelha do livro está o título "Uma história emocionante de amor, de perda e do poder dos livros". E sim, é isso mesmo. Começa falando sobre a habilidade que algumas pessoas têm em "curar" os outros com livros! Eu queria muito ter esse poder! Acho que devoro livros tentando aprender como se faz isso! Mas não é tão simples.

A obra é encantadora, leve, uma narrativa que acalma o leitor (pelo menos acalmou a mim). Eu mergulhei na vida de Monsieur Perdu, um "farmacêutico literário" (gostei disso!). Daqui a pouco já estava fascinada com o poder que ele tinha de conhecer e modificar as pessoas pelos livros. Depois já estava sensibilizada com os traumas dele. E intrigada com um mistério de separação que surge.

Com o desenrolar da trama, aparece um escritor e outros personagens igualmente ricos e a gente embarca junto numa viagem, literalmente. Porque me senti no barco-biblioteca de Perdu. Dá pra ir descobrindo um pouco a rotina da cidade, das pessoas, de um cotidiano meio marginal até. E isso é interessantíssimo quando se fala de Paris, cidade cujo imaginário está cercado de riqueza.

Marquei várias passagens do livro. Li para os meus alunos algumas delas. A história me fez pensar sobre a vida, sobre as perdas e sobre a grande arte de recomeçar. Sim, é uma daquelas obras que a gente termina e fica pensando horas e horas e dias.

Indico A Livraria Mágica de Paris, para quem acha que não consegue mais amar, para quem perdeu um grande amor e ainda sofre com isso, para quem sonha em viajar para Paris, para quem sonha em viajar..

Recomendo que leia à noite, ou nas manhãs tranquilas ou no entardecer. Sempre acompanhado de uma xícara de chá ou de uma taça de vinho. Um gato no colo, talvez (para quem é amante de gatos... eles nos ajudam a compreender certos mistérios). E para aqueles que gostam de frases de efeito, prepare um marcador, um post it, um lápis para não perder trechos incríveis e que certamente merecem ser relidos para chamar a emoção de volta. A capa traduz um pouco o ritmo do livro. É assim mesmo, calmo com alguns sobressaltos, como uma viagem de barco. E ao final, pode nos vir a pergunta: Como anda o barco das nossas vidas?


A Livraria Mágica de Paris
Autora: Nina George
Publicado originalmente em 2013.
Publicado no Brasil em 2016
Editora Record
Esta edição que li já é a 7ª, de 2017
Tem 308 páginas
Está classificado como: Romance alemão

Comentários