A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A gente começa a ler o livro querendo saber que biblioteca é essa. E os autores vão falando de um livro misterioso. Os dois personagens centrais são adolescentes curiosos e cheios de imaginação. Nesse percurso fica interessante ir acompanhando o processo de escrita do livro. E é envolvente! Dá para embarcar na ideia de que é uma escrita coletiva. Os dois autores conseguem fazer isso muito bem! 

É divertido e informativo, sobre o processo de catalogação de livros, sobre a organização de bibliotecas e sobre essa coisa mágica que é escrever! Está divertido em apenas duas partes: 1) O livro de cartas e 2) A biblioteca. 


Fiquei pensando que alunos do Ensino Fundamental II talvez se interessem por esse tipo de leitura, uma vez que se trata de uma aventura vivida por dois adolescentes. Nesse sentido me lembrou os livros do saudoso Marcos Rey, da Série Vaga-Lume.

E fiquei pensando também na sala de aula, em uma provação para os alunos produzirem uma história a quatro mãos, assim como os personagens aqui fazem. Uma história coletiva onde cada um vai escrevendo a parte do mistério que está vivendo. E isso tudo em um livro! Ou mesmo no drive, já que dispomos de recursos tecnológicos para isso. Poderia ser um bom caminho para exercitar a produção textual e a imaginação criadora entre os alunos.

E essa aventura de escrita coletiva poderia ser instigada com perguntas como:

1. O que seria uma biblioteca mágica?
2. Você teria uma?
3. Como seria a sua biblioteca mágica?
4. Onde ela seria construída/guardada/escondida?
5. Como seria o acesso?
6. Quem teria acesso a ela?
7. Quais seriam seus segredos?
8. Quais seriam seus maiores tesouros?
9. Por que você construiria uma biblioteca mágica?
...



A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Autores: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Edição original: 1999
Traduzido para o português: 2003
Esta é a 17ª reimpressão
Editora Companhia das Letras
180 páginas
Classificado como Literatura infantojuvenil


Comentários