Mercado Adolpho Lisboa, ainda em obras, abre para visitação

Para quem desejar ver de perto como estão sendo feitas as obras de restauro do Mercado Público de Manaus Adolpho Lisboa, a partir de sexta-feira (17) parte do prédio estará aberto para visitação, com alguns ítens em exposição. É um estratégia importante para ir retomando a relação das pessoas com o prédio que está fechado há mais de 5 anos para este restauro. É como um ritual de posse bem lento, começando com o estranhamento em ver a estrutura descarnada, na sua nudez do ferro e nas mãos de operários que trabalham diariamente para que tudo volta a funcionar em outubro deste ano. Então vamos conferir.

**************
G1 AM
**************





15/05/2013 07h33 - Atualizado em 15/05/2013 07h33

Obras do Mercado Adolpho 



Lisboa serão abertas para



visitação, no AM


Público poderá visitar uma área do mercado municipal a partir de sexta (17).
Adolpho Lisboa está previsto para ser entregue no dia 24 de outubro.

Do G1 AM
Comente agora
Prefeitura de Manaus prevê entrega do Mercado Municipal Adolpho Lisboa para o dia 24 de outubro (Foto: Manoel Vaz/Semcom)Prefeitura de Manaus prevê entrega do Mercado
Municipal Adolpho Lisboa para o dia 24 de outubro
(Foto: Manoel Vaz/Semcom)
O público poderá visitar as obras do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro deManaus, a partir da próxima sexta-feira (17). Segundo informações da Fundação Municipal de Cultura e Arte (Manauscult), o horário de visitação será de 8h as 16h45 e, por medidas de segurança, apenas uma área do local estará disponível para a população.
Estarão expostos nesta área alguns vasos com espécimes de plantas regionais como a andiroba e o açaizeiro, que irão compor o projeto paisagístico do Mercado Adolpho Lisboa, com previsão para ser inaugurado no dia 24 de outubro deste ano. Segundo a Manauscult, também haverá a presença de um artesão restaurador que poderá ser visto trabalhando na recuperação de algumas peças originais do prédio.
Outra atração turística da área é uma exposição de peças e objetos (originais e réplicas), que ao longo da história fizeram parte do complexo do mercado e que poderão ser conhecidos pelos visitantes. São eles: ornamentos decorativos em estilo ‘art noveau’ no formato de flores e rendilhados (em ferro e gesso), acabamentos das cumieiras dos pavilhões, gradis, telhas, frisos, pontilhões, vitrais, telhas, pisos em granito e madeiramento do forro que se encaixam em itaúba, cedro doce, taurí, ipê, ipês roxo e amarelo, entre outros.
As obras do Mercado Municipal Adolpho Lisboa foram retomadas no início de fevereiro com apenas 45% da obra construída pelas gestões anteriores. Dados liberados pela Prefeitura de Manaus no início de maio apontam que a conclusão da obra já era de 70%. Segundo a gestão do município, a reforma está orçada em R$ 8,8 milhões.

Comentários