A Conquista do Espaço - Vídeos sobre Arte Pública em Bogotá

Buscando material sobre arte urbana encontrei essa sequência de vídeos muito interessantes pela proposta, pela metodologia e pelas possibilidades de pensar o campo do design no espaço público, ou melhor, este é um material referencial para pensar as possibilidades de um design urbano.


Descritivo do projeto:
"A Conquista do Espaço: Arte Pública. O programa explora o papel da arte na criação de associação nacional de retórica e de cidadania. Ao passar o monumento na praça pública mudou significativamente na última década. O capítulo explora a nova concepção dos ¨ público¨ através de projetos como a "Bienal de Veneza", "Ciudad Kennedy públicos: memória e realidade", "El Rua Museu coletiva ¨ Cambalache e intervenções urbanas de estudantes de arte coordenadas por Elias Heim."



Plástica Capítulo 4 - Parte 1,
Discute os conceitos fundadores de arte pública, como objeto projetado e colocado em espaço público e feito com verbas públicas, destinado a envelhecer no espaço público; analisa a mensagem do monumento para a comunidade que se dá nesse contexto do público; sendo nessa relação que a arte se torna pública, não recebendo esse nome todo objeto disposto em espaço público.


Plástica Capítulo 4 - Parte 2
Projetos realizados em Bogotá, como o projeto de Arte e Gastronomia que iluminou as barracas de vendedores de cachorro-quente; o projeto que recuperou a memória coletiva dos moradores que viveram a época da visita do presidente americano John Kennedy.

Plástica Capítulo 4 - Parte 3
Discute alguns dos problemas de ser e estar no urbano com o olhar transformador e reflexivo da arte.

Comentários