A Caligrafia de Dona Sofia - André Neves



Capa do livro

Este livro me conquistou logo que foi lançado pela Paulinas em 2006. Sempre visito a livraria para ver as novidades e encontro coisas deliciosas. Levei para a Biblioteca onde trabalhava e foi um sucesso com a equipe  e nossos jovens leitores. Em 2007 toda a equipe foi fazer uma oficina com o próprio autor, na Livraria Paulinas. Um encanto!


André Neves é de uma generosidade ímpar. Ele falou sobre o seu processo criativo, sobre como se produz as imagens para um livro infantil, fez exercícios muito legais de leitura de imagem (que depois usei em minhas aulas de Semiótica) e mostrou seu trabalho de ilustração com "A caligrafia de Dona Sofia", em que ele assina a história e as ilustrações. Belíssimo!




Dona Sofia




Dona Sofia é uma professora aposentada que adora ler, principalmente poemas. Sua casa é toda decorada com os seus poemas favoritos. Até que não havendo mais espaço ela começa a distribuir poemas para toda a cidade, em cartões decorados com flores que ela cultiva e escritos com sua bela caligrafia.















Seu Ananias é o carteiro que entrega as poesias de Dona Sofia aos moradores do local.





O livro é todo lindo! Recheado com poemas em todas as páginas, além da história que é emocionante. Dona Sofia com sua bela caligrafia e seus poemas e flores, conquista também os leitores. Já conquistei leitores com este livro em algumas atividades de mediação de leitura ou de encerramento de encontros de formação de educadores. Já distribuí poemas escritos a mão, em papeis decorados com flores de papel de presente. Acho que no fundo quero ser como Dona Sofia, distribuindo poemas, flores, sonhos e poesia.


Elias José assina a Apresentação do livro.



A Livraria Paulinas em Manaus fica na Rua Sete de Setembro, atrás da Igreja da Matriz, Centro Histórico de Manaus.


Comentários

Postar um comentário