Biblioteca Nacional: Um lugar de memória

Escadaria da Biblioteca Nacional
Foto: Evany Nascimento, 6nov2012


Todos os lugares tem uma história. E é a história dos lugares que reforça e amplia a nossa história nesses lugares. E nossa história nesses lugares amplia a própria história do lugar. Uma visita guiada a um prédio como a Biblioteca Nacional é uma experiência grandiosa, mesmo que dure uma hora. Cada pedacinho desse prédio monumental guarda sua história. A escada, os lustres, o piso, as esculturas em ferro, a porta em bronze, o mobiliário, o acervo, o processo organizacional, as pessoas ilustres que passaram por lá, a quantidade de visitas e de consultas... é um universo de informações que torna maior ainda o monumento.

A Real Biblioteca, que hoje é a Biblioteca Nacional, foi fundada em 29 de outubro de 1810 e aberta ao público em 1814. É uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. O seu acervo começou com o acervo da família real portuguesa.

A Biblioteca Nacional desempenha um importante papel:

"Sob o novo estatuto de Fundação, a Biblioteca Nacional ampliou seu campo de atuação, passando a coordenar as estratégias fundamentais para o entrelaçamento de três dos mais importantes alicerces da cultura brasileira: biblioteca, livro e leitura. Assim a instituição coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a política de incentivo à leitura através do Proler."
http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=11

Uma visita guiada a um monumento como esse revela parte da nossa memória nacional. Imagino o quanto seria bom termos visitas guiadas a outros espaços de cultura como bibliotecas públicas estaduais, centros culturais, palácios da justiça e todos esses grandes prédios construídos em outras épocas e outros construídos mais recentemente. Eles podem ajudar a contar a nossa história porque falam da mentalidade da época em que foram construídos, dos sistema político e econômico, da estética vigente, das necessidades sociais e do poder de quem determinou sua construção. Gosto muito da história dos prédios e visitá-los tendo alguém contando essa história é bom demais!












****
Todas as fotos: Evany Nascimento, em 6 de novembro de 2012.
Informações sobre a Biblioteca Nacional no site: http://www.bn.br/portal/
Endereço: Sede Av Rio Branco 219 Rio de Janeiro CEP 20040-008 Tel 55 21 3095 3879 Fax 55 21 3095 3811


Comentários